quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O senhor mago e a folha

Durante esta semana estivemos a trabalhar o conto infantil "O senhor mago e a folha".

Antão é um mago que decide pôr fim à solidão em que vive, transformando uma das folhas arrastadas pelo vento de Outono numa menina.


(...)- Já estou velho e sinto-me só. Se um dia adoeço, não tenho quem cuide de mim. Esta folha que encontrei é muito formosa e, se calhar, podia transformá-la numa menina.
.
Meu dito, meu feito. Um pincel e tintas de muitas cores seriam as melhores ferramentas para realizar a sua magia. Pintou-lhe uns longos cabelos louros, olhos azuis, um nariz empinado e uma boca de lábios rosados, umas orelhas redondas, uns braços com mãos suaves e dedos perfeitos, umas pernas com pés ligeiros como o vento…
.
Quando terminou, guardou a folha na caixinha dos desejos e pousou-a na pedra da janela.(...)

Nós também queríamos fazer essa magia. Com lápis e tesoura, construimos as nossas ANTEIAS.






Resolvemos ainda problemas matemáticos: Contamos folhas, fizemos sequências com frutos do Outono e fizemos correspondências entre nomes de frutos.
Hoje, durante a tarde, estivemos a procurar palavras que rimam com Antão e Anteia
Foi mais fácil encontrara palavras que rimem com Antão do que com Anteia , mas conseguimos. Ficamos de perguntar aos nossos pais palavras que acabem em ...eia
.
Antão................Anteia
Cão...................Baleia
Mão................. Teia
Leão................ Aldeia
Tubarão.......... Andreia
Coração.......... Centopeia
então.............. Colmeia
Pão
João
Balão
Porão
Melão
Limão
Verão
.
Foi uma semana divertida e produtiva em conhecimentos!

1 comentário:

  1. Adorei a história do mago, que combateu a solidão! Boa...também rimei com Antão:)

    ResponderEliminar